Polémica em Call of Juarez: The Cartel


O anuncio do regresso de Call of Juarez aos videojogos abriu as portas a nova polémica na Cidade de Juarez, cita no estado de Chihuahua no México.

Ao contrário do título anterior, Call of Juarez: The Cartel leva-nos até à actualidade, e isso parece ter ferido já algumas susceptibilidades, principalmente nas forças policiais que lutam contra os traficantes. A cidade teve uma média de oito assassinatos por dia durante o ano de 2010.

Laurencio Barraza, um trabalhador da cidade, conta que, "Muitas crianças dizem que querem ser assassinos, pois são aqueles que têm tudo." Barraza, que se juntou a uma organização popular independente que tenta manter as crianças longe das drogas e do crime considera que o jogo "glorifica a violência, pois as vitimas apenas mais um número e outro bónus no jogo.

Gomecindo López, comandante da esquadra do condado de El Paso, vai de encontro ao mesmo que disse Barraza. Pelo menos 40 residentes de El Paso foram assassinados na Cidade Juárez durante 2010.

"Nos jogos ferem-te, morres e usas outra vida. Na realidade só se morre uma vez," afirmou López. Para além disso ele comparou o jogo com o género musical conhecido como "narco corridos", grupos mexicanos que exaltam as figuras dos cartéis violentos.

A Ubisoft respondeu a estas declarações assinalando que o jogo "é puramente fictício e desenvolvido pela Techland com o único objectivo de entreter."

Nenhum comentário:

Postar um comentário