Multiplayer – Saiba porque este modo de jogo é um dos mais atrativos

Quase não percebemos, mas sempre que temos um jogo com multiplayer arriscamos gastar horas e horas em uma joga tina competitiva ou cooperativa com nossos amigos ou comqualquer pessoa que encontramos online. Diversão sobra com momentos inusitados e engraçados além de ficarmos extremamente viciados na competição gerada por esse modo de jogo. Antes, como um privilégio da Plataforma PC, o multiplayer não era todo esse alarde que é hoje, mas já empolgava jogadores mais antigos com a possibilidade de participar de jogos junto a seus amigos. A geração anterior claramente mostrou a possibilidade e sucesso do multiplayer entre os consoles também, graças à criação da LIVE para o XBOX e de HALO, talvez o grande responsável por expandir o universo multiplayer aos vídeo games.
Com certeza, foi na sétima geração de consoles que a joga tina online abrangeu todos os públicos com sucesso, apresentando sistemas próprios para isso como a LIVE, PSN e WIIWARE. Os jogos que dispõem desse sistema também são fundamentais para o sucesso, como os bem aclamados Gears of War, Killzone, Red Dead Redemption e o já dito Halo. Além desses jogos que tem um modo para o multiplayer, já estamos vendo jogos de consoles desenvolvidos unicamente para a parte online, como MAG, exclusivo do PS3. Assim, jogadores mais receosos já começam a se perguntar, seria o multiplayer aquilo que acabaria com a história single player dos games? Com certeza não.

Temos que encarar o multiplayer como um adicional na maioria dos jogos, não como o modo padrão dominante. Ainda

hoje temos vários jogos que não adotaram o multiplayer em seus projectos, mesmo tendo possibilidade para isso, como

Mass Effect, Fallout e Infamous, por exemplo. Mas também observamos uma grande quantidade de jogos que não possuíam multiplayer inicialmente, mas

que foi adicionado em uma seqüência, isso mesmo em franquias grandes como Uncharted e Assassin’s Creed. O mai

s incrível é que alguns jogos já são sinónimos de multiplayer sólido e agradável, como o monstro online da Activison, Call of Duty, que é tido como muitos o sistema online mais empolgante

e e atractivo dos jogos eletrônicos.

O que realmente atrai em um multiplayer é o fato de competir/cooperar com seus amigos ou modos de jogos independentes que não poderiam aparecer na campanha solo do jogo? Com certeza não veríamos modos single player possuindo deathmatch ou capture the flag, por exemplo, já que foram designados e

especialmente para as partidas online. O importante é sempre fazer esses modos online atractivos para os jogadores, não apenas criar um multiplayer genérico e incluir apenas como tentativa

de expandir a durabilidade do game. A criatividade deve ser expandida também para o modo online, criando novos modos de jogos ou talvez até uma história a parte para desenvolver um sistema competitivo ou cooperativo.

Com a adição de um modo online no último Assassin’s Creed, vimos um sistema competitivo muito inovador, mudando o paradigma de apenas jogar para matar, agora temos que nos preocupar como eliminar o adversário e ganhar a maior pontuação possível. Já com LittleBigPlanet, vimos um sistema cooperativo criativo, expandindo o modo Coop além da campanha principal, abrangendo os níveis de comunidade.

Possuímos diversos tipos de jogos, desde os FPS (tiro em primeira pessoa) a jogos de plataforma e além, mas não devemos menosprezar o multiplayer devido ao seu estilo. Sempre se ouve que o melhor modo online são os FPS, talvez pelo estrondoso sucesso de Call of Duty ou pelos inúmeros títulos desse estilo que existem no mercado, mas devemos deixar de observar que outros jogos se sobressaem no mercado e mostram que podem concorrer igualmente em quesito diversão com os jogos em primeira pessoa, claro que isso depende do gosto de cada jogador também.

O que nós jogadores queremos é que nossa diversão dure bastante tempo e que não precisemos gastar muito dinheiro toda vez que terminamos a campanha de um jogo, por isso um bom multiplayer é sempre bem vindo, a fim de expandir a duração do mesmo e propiciar horas e horas e jogatina online ao lado de nossos amigos ou de pessoas que se encontram a milhares de quilômetros de nós. Assim como no esporte onde o importante é competir, nos vídeo games devemos é nos divertir e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário