Temos que encarar o multiplayer como um adicional na maioria dos jogos, não como o modo padrão dominante. Ainda
hoje temos vários jogos que não adotaram o multiplayer em seus projectos, mesmo tendo possibilidade para isso, como
Mass Effect, Fallout e Infamous, por exemplo. Mas também observamos uma grande quantidade de jogos que não possuíam multiplayer inicialmente, mas
que foi adicionado em uma seqüência, isso mesmo em franquias grandes como Uncharted e Assassin’s Creed. O mai
s incrível é que alguns jogos já são sinónimos de multiplayer sólido e agradável, como o monstro online da Activison, Call of Duty, que é tido como muitos o sistema online mais empolgante
e e atractivo dos jogos eletrônicos.
O que realmente atrai em um multiplayer é o fato de competir/cooperar com seus amigos ou modos de jogos independentes que não poderiam aparecer na campanha solo do jogo? Com certeza não veríamos modos single player possuindo deathmatch ou capture the flag, por exemplo, já que foram designados e
especialmente para as partidas online. O importante é sempre fazer esses modos online atractivos para os jogadores, não apenas criar um multiplayer genérico e incluir apenas como tentativa
de expandir a durabilidade do game. A criatividade deve ser expandida também para o modo online, criando novos modos de jogos ou talvez até uma história a parte para desenvolver um sistema competitivo ou cooperativo.
Com a adição de um modo online no último Assassin’s Creed, vimos um sistema competitivo muito inovador, mudando o paradigma de apenas jogar para matar, agora temos que nos preocupar como eliminar o adversário e ganhar a maior pontuação possível. Já com LittleBigPlanet, vimos um sistema cooperativo criativo, expandindo o modo Coop além da campanha principal, abrangendo os níveis de comunidade.
Possuímos diversos tipos de jogos, desde os FPS (tiro em primeira pessoa) a jogos de plataforma e além, mas não devemos menosprezar o multiplayer devido ao seu estilo. Sempre se ouve que o melhor modo online são os FPS, talvez pelo estrondoso sucesso de Call of Duty ou pelos inúmeros títulos desse estilo que existem no mercado, mas devemos deixar de observar que outros jogos se sobressaem no mercado e mostram que podem concorrer igualmente em quesito diversão com os jogos em primeira pessoa, claro que isso depende do gosto de cada jogador também.
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